O que é a Naturopatia ?
É um sistema de tratamento que utiliza os recursos naturais para ajudar o corpo a curar-se a si próprio.
Baseia-se em três princípios básicos:
a) Força Vital ( o corpo pode enfrentar a doença e recuperar da enfermidade porque tem uma Força Vital curativa que permite aos sistemas fisiológicos voltarem a um estado de harmonia. Este estado tende para a saúde perfeita e o alvo do Naturopata é restaurá-la e preservá-la. Na Naturopatia, a saúde não é a ausência da doença, mas um estado em que cada um se sente física, mental e emocionalmente bem. Uma má dieta, uma deficiente eliminação das excreções fisiológicas, as lesões, os factores hereditários, as emoções destrutivas, as drogas, a falta de exercício, os poluentes ambientais podem todos afectar o funcionamento saudável das células, pelo que o corpo entra num estado de desequilíbrio)
b) Os sintomas da doença ( são os sinais de que a força vital está a lutar por equilibrar o corpo.)
c) O tratamento deve ser Holístico e Natural ( este é receitado para activar e fortalecer a capacidade curativa inata do corpo e fazer com que o órgão doente fique em equilíbrio com o restante corpo )
Os tratamentos podem incorporar diferentes aspectos :
- Dieta ( alimentação mais adequada para combater distúrbios específicos. Dependendo da enfermidade, as dietas podem oscilar entre uma dieta básica de alimentos integrais e ou dieta de sumos . )
- Hidroterapia ( estes tratamentos são à base de compressas quentes ou frias, banhos de assento, clisteres , sauna )
- Osteopatia ( intervém a nível de postura, articulações e músculos, nervos, tecido conjuntivo e ossos )
- Acupunctura
- Fitoterapia, vitaminas e oligoelementos
- Homeopatia
- Outros...
Diagnóstico utilizados na Naturopatia :
- Iridiologia ; Anamnese; Rosto, entre outros métodos utilizados;
Naturopatia em Portugal
- Reconhecida como Terapêutica Não Convencional desde 2003, a Naturopatia é uma das sete Medicinas Alternativas contempladas pela lei portuguesa.