KINESIO-TAPE

KINESIO-TAPE

Onde apareceu e o que é o Kinesio-taping ou “"Banda"” Neuromuscular? Quem foi o seu mentor?


- Apareceu na década de 1970, na Ásia, especialmente na Coreia e no Japão, onde ganhou força devido à sua concepção global de tratamento e hoje em dia a sua utilização estendeu-se em toda a Europa e América.

- O Dr. Kenzo Kase, quiroprático japonês, desenvolveu aplicando os conceitos kinesiológicos (daí o seu nome). A técnica da "“banda"” que busca conseguir uma mobilidade total do músculo sem restrições, donde a função muscular tem vital importância para activar processos naturais de autocura no corpo – influenciando desde das primeiras 24 horas – e procurar que a dor que apareceu com o movimento, desapareça através do mesmo.

- A “"banda"” que se aplica com esta técnica possui características especifica que a difere das outras bandas ou ligaduras.

Se trata de uma cinta elástica aderida a um papel protector com uns 10% de pré estiramento a que podemos aplicar entre uns 140% a 160% de estiramento adicional em sentido longitudinal, de modo como uma segunda pele, mas que é inelástica no sentido transversal.

- Uma vez separada do papel protector, é uma "banda" adesiva e a cola geralmente utilizado é Cyanoacrilato de uso médico.

- A superfície de apoio, onde vai ser colado, não é simétrica nem longitudinal como nas cintas adesivas clássicas, sendo que apresenta umas ondulações parecidas com um “S” que serpenteia durante o seu trajecto e que, a elasticidade longitudinal da “banda” ajudará à formação de circunvalações em determinados "“bandas"”, rugas características do método que levantam a pele para conseguir um maior fluxo sanguíneo e um aumento de informação na zona.

- Pode-se molhar, não é necessário retira-la, protege-la ou tapa-la para o banho… e também é duradoura, pois sua permeabilidade se faz através da transpiração, o que permite manter pelo menos 4 dias e em alguns casos mais 4 dias adicionais segundo a tolerância da pele e os cuidados prestados por parte de quem as leva..

- Isenta de látex, de características hipoalergénicas, 100% algodão e uma vez colocada se activa suavemente por meio do calor de fricção.

É a razão de que com o passar dos dias não perde tantas propriedades como ocorre com outros sistemas de bandas.

O próprio calor do corpo a mantém activa. Com estas propriedades, o seu objectivo será o tratamento de lesões musculares, articulares (tendinosas e ligamentosas), neurológicas, processos que tenham inflamações e linfa-edemas.

A “"Banda"” neuromuscular, está se tornando uma necessidade para todos os atletas de elite de disciplinas que utilizam essa nova forma de terapia com grande aceitação e resultados incríveis. Sua técnica é fácil de aprender e aplicar, requer uns custos mínimos de materiais e é aplicável a todos os tipos de pacientes e atletas, já não só para lesões no desporto, mas para o dia-a-dia em casos como dores de cabeça, tendinites, luxações, entorses, articulações dolorosas, edema, tratamento de cicatrizes, Também pode ser aplicada em crianças, mulheres grávidas, idosos.


Quais os efeitos fisiológicos?

Permitirá reduzir substancialmente os períodos de recuperação e melhorar os níveis de aptidão através de:

Alívio da dor (a "“banda"” pode aliviar a dor provocada pelo aumento da pressão intersticial activando o estimulo dos neuro receptores, ao ser capaz de levantar a pele (subcutis) e favorecer assim a drenagem e descompressão da dita zona.

Efeito analgésico (diminui a pressão intersticial e a activação do sistema de analgesia natural do organismo (endorfinas, encefalinas..). O estiramento e a contracção muscular por sobre solicitação, assim como as cargas e as descompensações a que submetemos as articulações ao longo do dia, criam problemas de contracturas, espasmos, restrições do fluxo sanguíneo e linfático, inflamações que aumentam em definitivo a pressão intersticial. )

Apoio ao movimento

Remoção de fluídos linfáticos nefastos

Ajuda no posicionamento correcto de um músculo ou articulação

Melhoria da consciência cinestésica da postura e do alinhamento

Ajuda o músculo fragilizado a assumir a sua posição normal.


Em caso de necessidade procure alguém credenciado.....